21 março 2013

Texto dos alunos da E.B. Zambujeira

Partilhamos o texto enviado pelos alunos da E. B. Zambujeira após a visita à quinta.
Agradecemos muito os textos enviados e esperamos ansiosos pela próxima visita. Até breve!



No dia 1 de março fomos à Quinta Pedagógica Armando Villar,em Cascais. Fomos recebidos pela Elisabete, a coordenadora da quinta. O grupo do 1.º e 2.º ano foi acompanhado pela Anita durante a visita. Vimos ovelhas, cabras, galinhas, porcos, perus, pombos, coelhos, gansos e patos no riacho.
 Também estava lá o burro Elétrico,  que quando era mais novo era tão enérgico que passou a chamar-se Elétrico! Mas de Elétrico ele não tinha nada, era bem meiguinho! E já tem uns 2 a 3 anos. Finalmente deve ter ganho juízo!
 A Anita levou-nos a ver os patos no riacho e demos-lhes pão. Eles mal viram o pão vieram logo a correr. Depois fomos descobrir que na Quinta se pratica agricultura biológica, o que quer dizer que lá não se usam produtos químicos para tratar as plantas e quando a fruta tem bichinhos, tiram-se os bichinhos e já se pode comer. Passamos pelas ameixoeiras, pereiras, laranjeiras e outras árvores.
Vimos também um sobreiro do qual se retira a cortiça para as rolhas, chapéus, malas e outros objetos feitos à mão ou em fabricas. Passamos pelos terrenos onde se podem plantar legumes e hortaliças. Havia lá favas, alguns nabos e cenouras.
Passamos perto do riacho e a Anita explicou o que era e para que serve uma picota, ora serve para retirar água do riacho e guarda-la para as regas. Devia ser difícil regar com a picota, já que tem uma pedra tão pesada. Caminhamos um pouco mais e encontramos um objeto muito engraçado chamado nora. 
Fizemos grupos e descobrimos que se puxarmos a nora ela trás água do poço e com ela também regamos as cenouras e os nabos. Antigamente era o Eletrico e os seus primos quem puxava a nora, hoje já ninguém a usa pois as regas são feitas com mangueiras ou maquinas.
Pudemos depois dar uma voltinha no Elétrico, dar de comer aos coelhos e às galinhas pretas. E não é que a Anita nos ensinou que os ovos têm manchas brancas, pretas ou castanhas porque as galinhas comem pedras brancas, pretas ou castanhas? (afinal elas não têm dentes e é assim que esmagam o milho que ingerem e as pintas são as marcas das pedras!) Esta nem a nossa professora sabia!
Visitamos também os porcos e aprendemos que eles se banham na lama para afastar os mosquitos e que adoram raízes e por isso fazem grandes buracos procurando por elas! Ainda plantamos alfaces e trouxemos connosco um pote com sementes biológicas. Agora esperamos que cresçam! Estava a chegar ao fim a viagem ao mundo agrícola e a Anita tinha uma surpresa preparada para nós: INSUFLAVEIS! Foi uma “loucura “!
Depois de tanta aventura as nossas barrigas já não aguentavam mais, que bem nos soube sentar nas mesas de jardim e almoçar na relva a ver o riacho a passar. Depois ainda tivemos tempo de fazer alguns jogos e estava na hora de regressar. Foi um belo dia passado na quinta.
Texto coletivo turma 1.º e 2.º ano da E.B. Zambujeira 

Sem comentários:

Enviar um comentário