04 janeiro 2011

A importância da agricultura na educação das nossas crianças?

Em Londres há uma crescente preocupação acerca das pessoas jovens sobre a sua falta de compreensão em questões tais como: alimentos, a agricultura e as questões rurais.

Em conexão com isso, é crescente resposta das escolas públicas com programas que visam permitir "as escolas a fazerem melhor uso da sala de aula ao ar livre, como contexto de ensino e aprendizagem "(Growing Schools).

Duas pesquisas recentemente publicadas - FER/King's review of research on food and farming education, and a Bath/Council for Environmental Education evaluation of the Growing Schools Initiative – destacaram a necessidade de uma maior compreensão empírica e conceptual de aprendizagem em sala de aula ao ar livre.

A população do Reino Unido depende muito da zona rural para a alimentação, recreação, turismo e muitos outros fins.

No entanto, há uma crescente preocupação de que uma parte significativa do público-alvo tem uma inadequada compreensão de muitos aspectos da vida rural. Assim como o conhecimento público das questões ambientais como elas se relacionam com a paisagem parece ser pobre. O conhecimento de pessoas jovens, de como os alimentos são produzidos e como estes chega ao seu prato parece limitado.

Enquanto os jovens estão preocupados com as questões alimentares, tais como engenharia genética, produtos locais, produtos biológicos, também há indícios de ambivalência e confusão de pontos de vista nos alunos, e as inconsistências entre atitudes e comportamentos.

A Comissão Política considera que "o objectivo fundamental das políticas públicas deve ser para se "reconectar" com os consumidores o que eles comem e como ele é produzido " (Política Comissão, 2002, p. 6).

Em vários estudos, nos níveis de preocupação foram encontradas diferenças entre meninos e meninas, com meninas anexando maior seriedade a questões como aditivos alimentares e pesticidas, engenharia genética, produção intensiva de animais e da importância de produtos locais de alimentos biológicos.

Enquanto algumas crianças podem ter uma atitude muito positiva para com o campo, outros se concentram na possibilidade de tédio e isolamento em áreas rurais.

A pesquisa sobre o conhecimento e atitudes de pessoas jovens sugere que há uma forte argumento para a melhoria do ensino e aprendizagem sobre, a agricultura de alimentos e terrenos de gestão.

Em termos de estratégias de ensino e actividades de aprendizagem possíveis, a corrente prova destaca o potencial de:

  • visitas escolares às explorações agrícolas - que oferecem uma ampla gama de oportunidades de aprendizagem nos domínios afectivo e cognitivo;
  • Projectos em hortas escolares e explorações-escolas - que pode proporcionar resultados positivos para os jovens, bem como desenvolver uma forte noção de comunidade;
  • outros fora-da-escola associado com trabalho de campo, programas depois da escola, campos, dias na quinta, centros ao ar livre e visitas supermercado;
  • estratégias curriculares em sala de aula - tais como ensinar sobre temas polémicos, electrónicos/virtuais viagens de campo e jogos ambientais.

Qualquer iniciativa de ensino e aprendizagem tem de reconhecer a complexidade dos pontos de vista e de compreensão das pessoas jovens.

(Rural Education, Vol. 2 Issue 1, 2004 Spring)

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